sexta-feira, 15 de abril de 2011

O DESTINO: CHICAGO (PARTE 1/3)

Oi pessoal!

Bom, assim como escrevi no último post, tomei a decisão de ficar 28 dias em Chicago, tanto para passear quanto para, já que estarei nos EUA, estudar inglês. Retomando os textos aqui no blog, hoje irei falar sobre o destino escolhido, baseado nas pesquisas que fiz na internet e alguns livros.
 
Vista noturna de Chicago, a partir do lago Michigan.
Mais conhecida como Windy City (Cidade dos Ventos), devido aos fortes ventos glaciais vindo do Ártico, a cidade fica no estado de Illinois, no meio-oeste do território americano. Banhado pelo lago Michigan, a cidade possui uma rica variedade cultural e esportiva, com o sucesso dos blues e as vitórias no basquete dos Bulls. Com uma área de um pouco mais que 600 Km² e com mais de 2,5 de habitantes, Chicago é a terceira maior cidade americana, atrás apenas de Nova York e Los Angeles. A temperatura média chega a -5ºC no inverno e 23ºC no verão.  


15 motivos para visitar Chicago

Chicago possui uma variedade de cultura, esporte e histórias, muitas histórias para contar, como as do gângster americano Al Capone e do arquiteto Frank Lloyd Wright. As opções de passeio são inúmeras e, por este motivo optei em falar abaixo de algumas que pretendo visitar quando for viajar por lá:


Adler Planetarium, do lado externo.
1) Adler Planetarium é o primeiro planetário das Américas. Reconhecido como líder na educação científica, o planetário é a casa das coleções antiquárias astronômicas mais importantes do mundo. Além de peças e instrumentos, o local abriga três teatros relacionados à astronomia, sendo que um deles em 3D.





Leão que guarda a entrada do Art of Institute
2) Art Institute Of Chicago é um renomado museu que guarda a terceira maior coleção permanente de arte dos EUA (são mais de 260 mil trabalhos artísticos e artefatos). Dentro desta coleção, existe pinturas do impressionismo e pós-impressionismo, esculturas europeias do início do século XX, arte contemporânea, impressos japoneses, além de fotografias. O leão que guarda a entrada do instituto é parada obrigatória para turistas que desejam tirar fotos.




Recife do Caribe, dentro do Shedd Aquarium
3) John G. Shedd Aquarium é uma instituição sem fins lucrativos que visa a educação ambiental e conservação para o público. Entre os maiores aquários do mundo, o Shedd possui mais de 32 mil animais representando 1,5 mil espécies de peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. Destaque vai para o Oceanarium, um pavilhão voltado a visitação nos aquários de  animais como a baleia-branca, golfinhos, leões-marinhos e pinguins.
Site: http://www.sheddaquarium.org/



Sue, o Tiranossauro do Field Museum
4) No Field Museum of Natural History a pré-história ganha vida novamente. Conheça Sue, o esqueleto de dinossauro mais completo do mundo, ou então o Envolving Planet, um andar voltada somente para seres marinhos pré-históricos. Há espaço também para a Era do Gelo, além da experiência de sentir o cheiro da floresta que cobria Chicago há milhares de anos atrás. Além de animais, o museu também mostra a vida pré-histórica humana e os ancestrais americanos.
Site: http://www.fieldmuseum.org


Urso Polar do Lincoln Park Zoo
5) Lincoln Park Zoo traz a vida selvagem à cidade. Situado no parque de mesmo nome, reúne diversos animais selvagens, como leões, tigres, elefantes, girafas e zebras. No total, são 80 espécies de mamíferos e mais de 75 de pássaros. O Parque é um dos mais antigos dos EUA e nele passam 3 milhões de visitantes por ano. O destaque do parque é o Urso Polar, a ala dos primatas africanos e dos animais australianos. 
Site: http://www.lpzoo.org


Espero que tenham curtido estes primeiros 5 motivos para se visitar Chicago!!! Para não ficar um post muito extenso, procurei em fazer em três partes. Então nos próximos posts darei continuidade nas principais atrações da Windy City.

USA HERE WE GO!!!

O DESTINO: CHICAGO (PARTE 2/3)

Fala pessoal!!!


Conforme escrevi no último post, darei continuação nas atrações que Chicago oferece aos turistas que a visitam. Hoje colocarei mais 5 destinos. Vamos lá!!!


6) Willis Tower (antigo Sears Tower)
Video de apresentação do Skydeck Chicago - Willis Tower

O Willis Tower (até 2009 chamado de Sears Tower) é o prédio mais alto do hemisfério ocidental, com 442 metros de altura (527m se contar com a antena no topo do prédio). O edifício tem 108 andares, sendo considerado de 1973 a 1998 o prédio mais alto do mundo. Além do espaço cultural localizado dentro do Willis Tower, também pode-se visitar o 103º andar, onde fica a grande atração do local: The Ledge, plataformas de vidros suspensos do lado de fora do edifício, permite aos visitantes uma vista de no máximo 80 km (além dos arredores de Chicago, é possível ver os estados de Indiana e Wiscosin).   





Turistas curtindo o verão no Navy Pier
7) Navy Pier é um píer de um quilômetro de extensão situado às margens do lago Michigan. Construído em 1916, a principio serviria para embarque e desembarque de cargas. Além de restaurantes, museus e lojas, o Navy Pier oferece outras atrações, como passeios de navio pelo lago Michigan e o rio Chicago, diversão na roda gigante e um cinema IMax. No verão, às quartas e sábados, e no outono, aos sábados, acontecem durante a noite exibição de fogos de artifícios.
Site: http://www.navypier.com




Vista geral do Millenium Park
8) O Millenium Park é uma das principais atrações de Chicago, que contém um amplo espaço de quase 100 mil m² e possui inúmeros locais culturais e sociais para os mais variados tipos de atividades ao ar livre. Entre eles, podemos citar o Pavilhão Jay Pritzker, Cloud Gate, Fonte Crown, Jardim Lurie, entre outros. No inverno é montado um ice rink (pista de patinação) bem frequentado pelos Chicagoans (nome que se dá aos moradores de Chicago).





Canteiros de Flores da Magnificent Mile
9) Magnificent Miles, ou a "Milha Magnífica" é uma extensão da avenida Michigan que compreende o trecho mais chique de Chicago, com as lojas mais importantes do mundo situadas lá. São 290 mil m² de , restaurantes, hotéis, conjuntos residenciais e comerciais e lojas, muitas lojas. Dentre as principais, estão a Blommingdale's, Bulgari, Chanel, Ralph Lauren, Apple, Disney, Lego.... é loja que não acaba mais!




Lobby do Harold Washington Library
10) Harold Washington Public Library é um dos principais recursos educacionais e culturais da cidade. Em 756 mil m², o centro da biblioteca é o maior edifício municipal do mundo. O acervo é constituído por cerca de 6,5 milhões de livros, 14 mil periódicos, 90 mil títulos audiovisuais, e 3 milhões de microfichas. Uma coleção especial de livros e materiais em 90 línguas estrangeiras é mantida, além de ter uma coleção de material da Coleção Theater Chicago, a Guerra Civil Collection, e Arquivos do Chicago Blues. Em exibição todo o edifício é uma extensa coleção de arte pública.
Site: www.chipublib.org/

O DESTINO: CHICAGO (PARTE 3/3)

Muito bem, vamos para o último post contendo as principais atrações de Chicago!!!


O famoso letreiro de Wrigley Field
11) "Wringley Field - A Casa do Chicago Cubs". Essa expressão é encontrada no famoso letreiro em vermelho situado na entrada deste importante estádio de baseball. É o segundo mais antigo dos EUA, construído em 1914 (mais novo apenas que o Fenway Park, estádio do Boston Red Sox). O Wrigley Field tem esse nome desde 1926 graças a William Jr, magnata e que foi um dos donos da franquia.


Soldier Field, em dia de jogo dos BEARS.
12) Soldier Field é o estádio pertencente ao time de futebol americano Chicago Bears. Construído em 1922, recebeu este nome em homenagem aos soldados americanos. Até 2005 também foi palco para os jogos do Chicago Fire (time de futebol) e ajudou os EUA a organizar a Copa do Mundo de 1994, recebendo jogos da Alemanha e Espanha. Além da Copa, também sediou jogos do pan-americano de 1959, quando Chicado foi escolhida.





Jogo dos Bulls no United Center.
13) United Center é a maior arena esportiva dos EUA e casa de dois importantes times de Chicago: os Blackhawks (time de hockey) e dos Bulls (time de basquete). Construída em 1994, graças a parceria dos dois time, hoje além de abrigar eventos esportivos, o UC também serve para receber espetáculos musicais, como The Rolling Stones, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, etc, somando uma incrível média de 200 espetáculos por ano. Desde a sua abertura, mais de 200 milhões de pessoas já passaram pelo United Center. 
Site: http://www.unitedcenter.com




Fachada do Chicago Theatre
14) O Chicago Theatre é o principal palco da cidade, contendo cerca de 3,6 mil assentos e um dos mais belos teatros do mundo. Construído em 1921, custou US$ 4 milhões e possui na sua arquitetura traços do estilo barroco francês. A parte externa do teatro foi inspirada no monumento Arco do Triunfo, de Paris. O momento mais dificil do teatro ocorreu em 1985 que, devido à uma crise social e econômica, foi fechado.  Porém, um ano depois, foi adquirido por novos investidores que restauraram e modernizaram o Chicago Theatre. Em setembro do mesmo ano, o local foi reaberto com um show que estava a sua altura: Frank Sinatra.





B.B. King, um dos mais emblemáticos bluesman
15) Falar de Chicago e não falar de Blues é como calar os milhares de artistas que surgiram na cidade. A cidade, que após a Guerra Civil americana recebeu milhares de migrantes oriundos do sul do país, se tornou a capital do Blues. Artistas como Muddy Waters, B.B. King, Willie Dixon pertencem às raízes do blues de chicago. Na cidade, inclusive, o que não faltam são bares e restaurantes com apresentações de bluesman.


Chegamos ao fim desta série de posts que fala sobre as atrações de Chicago. Claro que estas são algumas sugestões, e sempre bom lembrar que as numerações não significa o grau de importância delas, mas quem vai a Chicago não pode sair de lá sem antes visitar estes lugares. Adiantando, no próximo post falarei sobre a parte mais chata da pré-viagem: a burocracia (passaporte, visto, pagar, pagar e pagar...).

USA HERE WE GO!!!