quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VISTO AMERICANO (SOLICITAÇÃO)

Fala pessoal!

Bom, depois de ter finalmente conseguir o passaporte, comecei a me preparar para o pior: o visto americano. Sim senhor, o temível, lendário, senão impossível...

OPA! MUITA CALMA NESSA HORA!

Antes de começar a se descabelar e procurar por depoimentos na internet (Muito cuidado com isso! Falarei mais adiante...), veja aqui o que você precisa saber e algumas experiências por quais passei. Para que o post não ficar extenso, vou dividí-lo em dois: A solicitação, que será explicada neste post, e a Entrevista, que será explicada em outro post.


O que é o visto americano?



O Visto é um selo emitido pelo consulado americano que indica que você passou pela entrevista consular. Ele ainda não garante que você entrará no país, mas já é 99% de chances de entrar (lembre-se que ao chegar no aeroporto de destino, passará pelo sistema de imigração, onde acontecerá uma nova entrevista e, dependendo do que você disser para o agente, pode ser barrado e extraditado. Mas só se você realmente for idiota o suficiente para dizer que tem bomba ou coisa do tipo).

Existem vários tipos de visto: para turista (tipo B2), negócios (tipo B1), estudos (tipo J-1), trabalho (tipo a ser definido de acordo com o tipo de trabalho), trânsito pelo país (tipo C-1), etc., e dependendo do visto, ele pode durar até 10 anos.


1º Passo: Agendamento

Se você tem a ideia de viajar, principalmente para os Estado Unidos, mas num curto espaço de tempo, mas ainda não tem o visto, cuidado: você precisará de tempo, muito tempo, e paciência também, para conseguir o visto americano.

Atualmente a fila de agendamento para a entrevista é de, no mínimo, 90 dias. Então, quanto mais cedo você se programar, é melhor.

Dica: Durante este tempo em que corri atrás do visto, escutei muitas pessoas falando sobre despachantes que fazem o trabalho pra você. Sinceramente: não há a mínima necessidade de contratar despachante. É super simples de preencher o requerimento e se seguir os passos destes posts, você passará numa boa pela experiência.

Primeiro você precisa entrar no site do visto americano.Este site mostra detalhadamente o que você precisa para solicitar o visto! Simples assim! Em todo caso, minunciarei também aqui.

Para começar, é necessário pagar uma taxa de R$ 38,00 para ter acesso a informações e agendamento da entrevista. Essa taxa você pode pagar ou no cartão de crédito/débito, ou no boleto, pago em qualquer agência (a geração do boleto, assim como o pagamento com os cartões tem que ser realizdo no site do consulado).

Após a efetuação do pagamento, deverá voltar ao site e entrar neste link. Informe os dados que são solicitados. Ao fazer isso, você precisará preencher um formulário eletrônico, e entre outras informações, pedirão qual o tipo de visto.

Dica: Se você estiver indo apenas a passeio, solicite o B-2. Se estiver planejando em fazer um intercâmbio, aí é preciso ter cuidado. Isso porque, na legislação americana, cursos que não superam a carga horária de 18 horas semanais dá o direito da pessoa tirar o visto de turista, mesmo estudando. Se as horas/aula for maior, o candidato obrigatoriamente terá que tirar o visto de estudante , o J-1. 

Se caso encontrar dificuldades, este site tem imagens que pode ajudá-lo no preenchimento dos dados.


Em seguida, virá a tela de seleção do agendamento para o dia da entrevista. Selecione o melhor dia e horário para você.

Dica: é bom saber neste momento que ao agendar é bom estar atento quanto ao prazo de entrega do passaporte com o visto, caso seja aprovado,  que é de 06 dias úteis. Sem contar que, no consulado americano, tanto feriados brasileiros quanto americanos eles não trabalham e, consequentemente, não são contados como dias úteis.




2º Passo: Formulário DS-160

Após a finalização do agendamento, agora sim vem a segunda coisa mais chata da solicitação do visto: o preenchimento do formulário DS-160. Este formulário é o que será usado pelo consulado para julgar as suas intenções de entrar no país. O preenchimento dele é eletrônico para que a embaixada faça a análise, porém é imprescindível também levá-lo na hora da entrevista.
Este é o site que você precisa entrar para preencher o DS-160. Logo na primeira página você deverá indicar em qual consulado você irá fazer a entrevista (Veja que em "Brazil" tem as opções Brasília, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro). Logo em seguida confirme qual a lingua em que você quer para a ferramenta de sugestão, e clique em "Start Aplication".
Na segunda página, haverá algumas instruções de como você deve fazer o formulário e logo abaixo tem o ícone para que coloque a foto. Deixemos a foto por último. Vamos nos concentrar no formulário. Mais abaixo, clique em "Start a new aplication".

Esta página é fundamental, pois logo acima você encontra um número que será usado para o seu login no formulário (em tempo: o formulário tem 6 páginas. Portanto, não invente de querer preenchê-lo no mesmo dia!).

Perceba na figura ao lado que à direita da tela tem a série AA0021RG15. Este é o aplication ID. Anote-o e guarde-o. Abaixo tem um box onde você terá que selecionar uma pergunta e responder. Esta informação também é importante guardar.

Destaquei estes dois intens pois eles são fundamentais para que você retome o preenchimento quando não conseguir completá-lo. Sempre que puder, salve a página (tem um botão de "save" abaixo da tela). E para continuar, volte para a página principal e clique em "Retrieve Aplication".

Feito este procedimento, agora sim você será encaminhado à tela do formulário. Não tem muito mistério: dados pessoais, profissionais, escolares, as pretensões de onde e quando ficará no país e, a parte mais absurda de todo o formulário: as perguntas de "sim" ou "não".

Digo absurda pois essas perguntas são extremamente ridículas. Algumas delas questionam, por exemplo, se você está indo para os EUA para traficar pessoas, ou traficar drogas, ou se está levando armas. Até perguntam se você está indo com o intuito de se prostituir!!! Enfim, não vou me alongar pois não cabe a mim julgá-los. Se está lá é porque deve ter alguma utilidade...

Aliás, se você tiver dificuldades no inglês, ou não domine nada da língua, não se preocupe: ao colocar o ponteiro do mouse em cima da pergunta, aparecerá a tradução para a língua que você escolheu na primeira página da solicitação.

Dica: Ao preencher o DS-160, SEJA O MAIS VERDADEIRO POSSÍVEL!! Estas informações serão usadas como base para a sua entrevista e qualquer divergência no que você falar e no que está escrito pode acarretar em dor de cabeça para você. Quanto ao tempo, preenchi o meu formulário em 15 dias, já que não tinha pressa em finalizá-lo (agendei no dia 20 de maio e marquei a entrevista para o dia 9 de novembro, a fim de juntar mais dinheiro, caso o consul solicitasse - explicarei com detahes no próximo post).


A FOTO

A foto, assim como as informações já prestadas, merece atenção redobrada. Isso porque, conforme o site do consulado, ela tem algumas especificações que, se não obedecidas, pode ser recusada pelo sistema. Segue abaixo as especificações:

- O tamanho tem que ser 5x5 cm ou 5x7 cm;
- Fundo tem que ser TOTALMENTE branco;
- Deve ter sido tirada no máximo 6 meses da data da entrevista;
- O Enquadramento deve ser feito da altura dos ombros até a ponta da cabeça, sobrando um pouco de teto.
- Sem adereços e o pescoço tem que estar descoberto. Mulheres de cabelos longos devem amarrá-los e óculos só é permitido se as lentes forem anti-refletivas.
- Que sejam naturais, sem adulteração de tom e cor ou qualquer outro tipo de manipulação.



Essa foto você deverá tirar em um estabelecimento que atenda estes requisitos. Assim que tirá-la, deverá escanear.

Volte para a página inicial do DS-160. Clique em "Test Photo" e faça o Upload da foto.

Pronto. O formulário DS-160 está devidamente preenchido. Imprima-o. Mesmo sendo enviado eletronicamente ao cosulado, você precisará apresentá-lo na entrevista.


3º Passo: Taxa Citibank
Finalizado o DS-160, agora basta pagar a taxa de US$ 140,00 no Citibank, referente à confecção do visto. É preciso ir obrigatoriamente em qualquer agência do Citibank e no caixa, com o passaporte em mãos, solicitar o pagamento da taxa do visto americano. O valor a ser pago será em reais, calculado pela cotação do dia.

No fim do atendimento, a caixa lhe dará estes dois bilhetes da foto, contendo na autenticação o número do seu passaporte e seu nome completo. Ah, por mais que dê vontade, NÃO RASGUE O PICOTE! Estes documentos comprovam que você pagou a taxa e deverá ser recolhido no consulado no dia da entrevista.



PRONTO! AGORA VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR A PARTE MAIS TERRÍVEL DO VISTO: A ENTREVISTA!!! Não percam o próximo post!! (Como se isso fosse novela mexicana rs!! Hum.... bom, não deixa de ser rs!!!)



USA, HERE WE GO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário